Informação é divulgada pelo Inep, que também confirma a realização de duas edições do programa por ano
A partir da próxima segunda-feira, 23 de maio, estarão abertas as inscrições para o ENEM 2011/2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) pelo site www.inep.gov.br A informação foi divulgada pela presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).Os exames, conforme antecipado pelo Universia Brasil, estão previstos para serem aplicados em todo Brasil nos dias 22 e 23 de outubro.
A presidente do Inep informou também que a partir do próximo ano serão aplicadas pelo menos duas versões do ENEM ao longo do calendário acadêmico, uma em cada semestre. A primeira prova de 2012 já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. Segundo Malvina, uma nova portaria obriga que a data da próxima prova seja publicada no edital da edição anterior. "Apesar do custo da confecção de duas provas ao ano, vale a pena investir nos jovens e dar oportunidades para que eles possam crescer”, destacou.

Em entrevista coletiva, Malvina destacou a importância do ENEM para o estudante do Ensino Médio. Além de ser obrigatório para a participação para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), também é pré-requisito para o Fies (Financiamento Estudantil) e para o ProUni (Programa Universidade para Todos).
Dada a seriedade do exame, a presidente enfatiza a preocupação do Inep com a segurança de todas as etapas do programa. Segundo ela, o Inep fez diversas reuniões para encontrar maneiras eficientes de proteger a integridade do conteúdo da prova. Entre as melhoras, a presidente destacou a criação do "Grupo de Operações de Logística", equipe responsável por controlar e vigiar as operações de impressão e distribuição das provas.
Além disso, foi anunciada a contratação de uma empresa privada para trabalhar em conjunto com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) na gestão do controle de qualidade de todos os processos do ENEM, desde a inscrição no exame até a divulgação dos resultados. O controle e a segurança também serão feitos com o apoio dos Correios, Polícia Federal, Exército e Marinha e Secretarias de Segurança Pública de cada estado.
Inep.
fonte: Univesia Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário